. ...
. Homenagem a mais uma amig...
. Lembrando momentos que pa...
. Historia do Laço Cor-de-r...
. ...
. ...
. ...
. Mais um ano passado e eu ...
Mulheres aprendem a detectar sinais de alarme dos dois tipos de cancro mais mortífero
Uma equipa de médicos do Hospital Garcia da Horta, em colaboração com a Associação de Mulheres Mastectomizadas, Ame e Viva a Vida, organiza a palestra “Saúde e a Mulher”, na qual pretendem sensibilizar as mulheres essencialmente para a problemática da prevenção e detecção precoce do cancro da mama e cancro do colo do útero.
Esta iniciativa será desenvolvida no próximo dia 14 de Abril, no Hotel SolPlay, em Linda-a-Velha, entre as 10h30 e as 12h30.
A sessão informativa contará com esclarecimentos sobre como podem as mulheres reconhecer diferenças no seu próprio corpo que podem ser indícios de cancro de mama ou do colo do útero, a importância do rastreio e acompanhamento médico e sobre doenças sexualmente transmissíveis.
As mulheres presentes poderão ainda ter contacto directo com uma mulher mastectomizada que irá dar o seu testemunho e ter acesso a um rastreio gratuito ao cancro do colo do útero nas clínicas atlântico.
O cancro da mama e o cancro do colo do útero estão entre as principais causas de morte por cancro entre as mulheres, existindo, no entanto, uma taxa de sobrevivência de 95% e de 100% respectivamente se detectados nas fases iniciais.
Sobre o cancro da mama
O cancro da mama é a doença maligna mais comum na mulher: representa cerca de 24% dos casos de cancro e 18% de todas as mortes por cancro.
No mundo ocidental, o cancro da mama atinge uma em cada 10 mulheres, com meio milhão de novos casos por ano, só na Europa. Desde a segunda metade do século XX, as taxas de incidência têm vindo a subir.
8 a 9% das mulheres irão desenvolver cancro da mama durante a sua vida, tornando-o no segundo tipo de cancro mais comum no mundo.
Sobre o cancro do colo do útero
Certos tipos deste vírus são capazes de transformar as células do colo do útero em células anormais. Estas células anormais podem, num pequeno número de casos, progredir então para lesões cancerígenas no colo do útero.
Esta evolução é normalmente longa, podendo ir de vários anos até várias décadas.
A principal causa do cancro do colo do útero é o Papilomavírus.
Todos os dias morre uma mulher com cancro do colo do útero em Portugal. O cancro do colo do útero continua a ser a segunda causa mais comum de cancro (depois do cancro da mama) entre as mulheres jovens (15-44 anos) na Europa.
Sapo:Saúde
. Oração a Nossa Senhora da...
. Histórias Que o 25 de Abr...
. Terceiro cântico do Servo...
. Consulta
. Ano Novo
. Os Meus Outros Blogs
. O que eu visito
. Isa
. Vida
. Alda
. Aida
. Nela
. Aninhas
. Marilu
. Luísa
. Gigi
. Fernanda
. Liliana
. Lina
. Maguie
. Cinda
. May
. Cinda
. carla
. Agir
. joneuma
. Natty
. Natália
. A Chefia
. loulou
. Links Ùteis
. IPO